quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Carta aberta de uma TOC


"Sou uma pessoa que não tenho ligado nada a estas cenas das eleições nos últimos anos, tenho-me sentido muito bem cá no meu cantinho, sem chatear ninguém nem muito menos querer chatices...

Se o Dr. Domingues de Azevedo (chamam-lhe Dr., acho que deve ser pois senão não estaria à frente duma coisa daquela envergadura...) lá tem estado estes anos todos olha... bom proveito para ele, e até algumas coisas de bom tem feito pela profissão, mas... agora que muita coisa está a mudar e eu estou a sentir no meu bolso e no meu dia-a-dia essas mudanças... e aproveitando que me disseram que vai haver eleições, eu nem sempre votei e, quando o fiz, votei na lista A só porque eram os que lá estavam... desta vez resolvi ler atentamente o que cada uma se propõe fazer.

Pois... campanha eleitoral é igual a muitas e muitas promessas... mas vou então ler o que dizem:

Olha... 3 listas ! Não seria suposto haver apenas uma da continuidade e outra da oposição ?

A Lista A pelo conteúdo será a do Dr. Domingues de Azevedo... pois aquilo parece-me manter o que tem sido feito... até parecem os editoriais da Revista TOC, ou seja, não mexer em nada, continuar tudo na mesma e, num ou noutro aspecto, lançar umas novidades... pontuais!

A Lista B, pelo que diz, não entendo o que significa "Impedimento Atendível" (terá a ver com o atendimento aos balcões das Finanças ?), querem rever os Estatutos após consulta dos profissionais... pudera, era o que mais faltava se os alterassem de livre vontade... aliás nem podiam, pois só a Assembleia da República o pode fazer... afinal também querem criar não uma Casa TOC e um Centro de Formação mas duas casas e dois Centros (pois... dinheiro deve ser coisa que lá dentro não deve faltar... ), e eh pá... não abordam nada sobre responsabilidade do TOC, quotas e acesso à profissão! Estranho!!! Até parece que tudo tem estado bem por aqui...

A Lista C... engraçado, aborda muitos temas neste mapa e... lendo bem... estes tipos tocam aqui em pontos que nem eu os tinha imaginado:


i) Ele é as cenas do Justo Impedimento... pensando bem... isto nem afecta apenas as mulheres! Então e os doentes, os acidentados e se nos morre alguém da família?

ii) Olha boa... posso vir a votar aqui na cidade na Delegação... e assim aproveito e vejo as instalações ... nunca lá fui !!

iii) Bolas... que é isto da Lei 6/2008? Acho que a vou ler... Terá algo a ver com os TOC's ?

iv) Estatuto Remuneratório? Mas aquela malta não sabe o que eles ganham em concreto ? Poxa... e então para onde vai o meu dinheirinho das quotas e das formações?

v) Artigo 24.º LGT e artigo 8.º RGIT... Ora aqui está... as vezes que eu tenho discutido esta cena com o Zé Maria!.... Estou a ver que estes jogam no mesmo campeonato que eu. E tem a ver com a Responsabilidade! Importante, pois não me quero ver entalada por nada sem saber!

vi) Créditos anuais? Excelente! Nunca entendi bem aquela confusão dos biénios...

vii) Manual do Serviço TOC... muito bem pensado... um manualzinho de orientações... sim, porque já descobri que isto de trabalhar no terreno é muito diferente do que aprendi na faculdade... O ideal é que tivesse uma lista de procedimentos fundamentais para que se pudessem comparar certos honorários praticados com o serviço realmente feito...

viii) Alterar os exames e as condições... boa... ainda me lembro das 3 vezes que lá fui e do dinheirão que paguei... só porque aquilo era pior que fazer exames de código...

ix) Formação de maior qualidade e a menor preço... isso sim, uma boa medida, pois já estou cansada de pagar forte e feio para ir, eu e mais uns quinhentos, buscar um manual básico e assistir a uma palestra aborrecida, a ouvir um senhor dizer coisas que me entram por um ouvido e saem pelo outro...

x) Isto do E-Learning On Demand pode ser uma excelente ferramenta... assim, em qualquer altura do ano tenho disponível uma formação sobre um tema que julgue necessário, sem ter de esperar pelo ano seguinte pois a formação daquele ano já foi...

xi) Suspender dotações para aqueles gastos todos. É assim mesmo!! Nunca entendi o que vai ser e como vai ser a Casa TOC e porque razão as quotas que pago não têm o retorno merecido...

xii) Um Gabinete Jurídico gratuito? Espectacular... aqui sim, já vejo retorno no valor das quotas e já vejo a Ordem mais perto dos profissionais.

xiii) Isenções e reduções nas quotas... olha, muito justo, sim senhor! Não é correcto eu pagar 144 euros ao ano e tenho 10 clientes... e o meu tio reformado, com quem aprendi os primeiros passos na contabilidade, pagar o mesmo... e até a minha cunhada que trabalha no Banco, que está inscrita mas não exerce, paga os mesmos 144 euros!! Não pode ser!!

Quer dizer então que... afinal estes tipos da Lista C até têm uma boa visão das coisas... querem ser uma alternativa e, aparentemente... com pés e cabeça!!

Ainda bem que me mostraram este mapa... acho que o vou imprimir e levar já ao meu tio e à minha cunhada!!“


------------------------


Mapa comparativo de propostas das 3 candidaturas


Sem comentários:

Enviar um comentário